Vera Veronika. Todos os direitos reservados © 2018

 

Os públicos de Vera Verônika são tão amplos quanto a força expressiva de seu trabalho. Suas rimas são meios para a educação. Professora que é, Vera tem desenvolvido alguns projetos com jovens e mulheres em situação de vulnerabilidades social. Ela atua em palestras, consultorias, oficinas, cursos e shows artísticos sobre a emancipação da mulher, a cultura hip hop e a histórias da África e da cultura afro-brasileira.

Desenvolve trabalho social no Recanto da Paz, situado em Valparaíso (GO), coordenando um lar com crianças e adolescentes de 0 a 16 anos, além da coordenação do projeto DJ’s Contra a fome, em escolas do DF, que leva palestras e shows a escolas e arrecada alimentos a entidades carentes. Atua, também, como pedagoga e rapper no projeto Papel da Liberdade, em cursos de capacitação profissional para detentos.

 

Seu maior projeto, no entanto, é a OSCIP ACESSO (vigente desde 2009). São quatro membros que compartilham do universo do rap, levando suas mensagens para espaços não escolares.

Eles visitam cadeias e comunidades carentes, fazendo shows e oferecendo serviços de saúde e educação. Além de tudo isso, Vera Verônika trabalha como consultora em Gênero, Diversidade e rientação Sexual. Docente Universitária em cursos de Pedagogia para a Formação de Professores, e completa 25 anos de carreira no Rap, tendo sido a primeira mulher do DF.

Vera Verônika 25 anos: Guerreira Negra do Rap

DVD idealizado para marcar os 25 anos de carreira de Vera Veronika, primeira rapper mulher do DF

O atual projeto, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) visa a gravação do primeiro DVD da cantora, compositora, ativista e educadora Vera Verônika, notoriamente a primeira mulher compositora e cantora de RAP do Distrito Federal e Entorno. Negra, atuante desde o ano de 1992 na cultura Hip Hop e em trabalhos sociais com jovens e mulheres, comemora em 2017 seus 25 anos de trajetória artística, tendo como principal desafio a desconstrução do estigma de invisibilidade da mulher negra produtora da cultura hip hop do DF e Entorno.

obra audiovisual será composta por 10 vídeo clipes que se somarão a gravação de um show com apresentação de 15 músicas, iniciando se com um cortejo de baianas lavando o ambiente e abençoando a cantora, todas as musicas serão interpretadas em Libras por Barbara Barbosa (Interprete Voluntaria do projeto) compondo o trabalho final com o total de 25 músicas inéditas. As músicas são de autoria própria com algumas participações. Optando por um caminho estético que fuja meramente de imagens de show, busca experimentar novos formatos de linguagem, agregando a obra vídeo clipes compostos por uma estética que evidencie o cotidiano e as características visuais das periferias do DF, para tanto o trabalho será realizado em diferentes regiões administrativas. As letras retratam os tipos de violências sofridas pelas mulheres, tráfico humano; diversidade, educação para as relações étnico raciais, entre outras.

 

De maneira complementar, serão convidados artistas da cidade de outros estados e internacionais em consonância à cultura hip hop, que se organizam em coletivos de grande admiração, solidariedade e apoio mútuo entre seus integrantes. São alguns dos nomes convidados para participar do DVD: Nelson Triunfo (SP), Hope Clayburn (E.U.A), Ellen Oléria (SP/DF), Orquestra de Violinos da UISS, Nãnan Matos, Martinha do Coco, Kiko Santana e Bell Lins; DJ Chokolaty; Rapadura e Rafinha Bravoz; Paula Dias; Nego DÉ ; Jamelão; X - Câmbio Negro; Mãe Baiana; Luanna Hansen(SP); Código Penal; Rubia(SP), Moara Ribeiro; Afoxé OMO AYO; Indiana Nomma (RJ); mais de 30 mulheres Catoras de Rap de várias partes do Brasil, entre outras e outros artistas. Dentre os/as convidados/as para participar da obra, contaremos com Dançarinos/as de diversos estilos, artistas das artes plásticas e grafite e enquanto figurante jovens e adultos das regiões administrativas do DF e Entorno e o grupo cultural Jovens de Expressão de Ceilândia que protagonizarão seus espaços de empoderamento cultural e estético na obra e nos bastidores enquanto aprendizes do empreendedorismo cultural local.

 

A obra será apresentada em um DVD-Livro duplo com a biografia e trajetória da cantora,

juntamente com descrição das músicas e participações do projeto.